top of page

Game Pass: Lucrativo ou Não? A Polêmica Continua e Fontes Divergem

A rentabilidade do Game Pass voltou a ser pauta após a recente demissão em massa na Microsoft, em que mais de 9 mil funcionários perderam o emprego, afetando estúdios e jogos first-party do Xbox.


Ninguém menos que o ex-líder da Arkane criticou o serviço, alegando ser insustentável e prejudicial ao mercado, fazendo com que outras pessoas conectadas à indústria de videogames se manifestassem. Saiba mais adiante.


Game Pass dá ou não dá lucro?


Dias atrás, Raphäel Colantonio, fundador da Arkane, alegou que o serviço vai colapsar em algum momento. Em resposta a isso, Christopher Dring, editor do site The Game Business, que cobre tópicos mais mercadológicos relacionados a jogos, se expressou sobre o assunto e acabou bagunçando um pouco as ideias que queria transmitir.


Ele disse, num primeiro momento, que o Game Pass só é tratado como “lucrativo” porque os números que sustentam o serviço não incluem custos de desenvolvimento de títulos first-party. Ou seja: ele sugeriu que a produção de tais jogos seria custoso demais e não [entraria no balanço divulgado em relatórios financeiros.

Após a confusão inicial, Christopher Dring, editor do The Game Business, esclareceu sua posição sobre a lucratividade do Game Pass. Ele afirmou categoricamente que o serviço é, sim, rentável, mesmo ao considerar a potencial "perda de vendas" de jogos desenvolvidos pelos próprios estúdios da Microsoft (first-party).


Dring explicou no X (antigo Twitter) que, há mais de 18 meses, fontes do Xbox já lhe haviam informado que os jogos first-party possuem seu próprio balanço de lucros e prejuízos, separado do Game Pass, gerando receita de outras maneiras. Complementando, ele publicou: "Independentemente de tudo isso, fontes vieram até mim e contaram que mesmo que você inclua a perda de receita associada a jogos first-party (não apenas unidades vendidas, mas sim microtransações), o Game Pass ainda é lucrativo".


Essa declaração de Dring gerou um amplo e acalorado debate nas redes sociais, com diversas opiniões e análises sendo compartilhadas, levando o tema a se tornar um dos assuntos mais comentados do momento.


O que essa nova perspectiva muda na sua visão sobre a rentabilidade do Game Pass?


Comentarios


  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • Twitch
  • TikTok
  • Discord
Seu portal de notícias de gamer

© 2025 por GamerHub News

bottom of page